É um modelo central na Teoria Integral.
O quadrante SUPERIOR ESQUERDO cobre os aspectos interiores-individuais da consciência, como estudado pela psicologia do desenvolvimento, tanto na sua forma convencional, quanto contemplativa.
O quadrante SUPERIOR DIREITO cobre os aspectos exteriores-individuais da consciência, como estudado pela neurologia e ciência cognitiva.
O quadrante INFERIOR ESQUERDO cobre os aspectos interiores-coletivos da consciência, como estudado pelas ciências da cultura: psicologia cultura e antropologia.
O quadrante INFERIOR DIREITO cobre os aspectos exteriores-coletivos da consciência, como estudado pela sociologia.
A cultura Ocidental tende a super enfatizar os quadrantes do Lado Direito (ciência do cérebro, sociologia), e negligenciar os quadrantes do Lado Esquerdo (introspecção, cultura humana).
O modelo integral da consciência compensa esse desequilíbrio ao apontar a importância dos quadrantes do Lado Esquerdo.
Uma maneira de compreender o modelo dos Quatro Quadrantes é ver o quadrante SUPERIOR ESQUERDO como primário e os outros três quadrantes como as várias maneiras que a consciência individual está condicionada pelo cérebro físico, influências culturais e estruturas sociais.
Uma visão mais radical é ver os Quatro Quadrantes como as quatro maneiras nas quais o “Espírito Universal” simultaneamente se manifesta.
Todos os quadrantes interagem mutuamente um com o outro. Um estágio específico do desenvolvimento individual (por exemplo mente abstrata) se reflete em um estágio de desenvolvimento neurológico (por exemplo o neocórtex), um estágio de desenvolvimento cultural (por exemplo racionalização) e um estágio de desenvolvimento da sociedade (por exemplo industrialização).
A combinação dos quadrantes com os níveis gera a abordagem “todos os quadrantes, todos os níveis” da Filosofia Integral.”
Texto original: The World of Ken Wilber (www.worldofkenwilber.com) Traduzido por Priscila Campello e Moacyr Castellani
Todos os quadrantes interagem mutuamente um com o outro. Um estágio específico do desenvolvimento individual (por exemplo mente abstrata) se reflete em um estágio de desenvolvimento neurológico (por exemplo o neocórtex), um estágio de desenvolvimento cultural (por exemplo racionalização) e um estágio de desenvolvimento da sociedade (por exemplo industrialização).
A combinação dos quadrantes com os níveis gera a abordagem “todos os quadrantes, todos os níveis” da Filosofia Integral.”
Texto original: The World of Ken Wilber (www.worldofkenwilber.com) Traduzido por Priscila Campello e Moacyr Castellani